O blog

    A minha ideia de criar um blog surgiu da minha percepção de que, em sala de aula, nunca se consegue falar tudo sobre um assunto, nunca se esgotam as possibilidades de abordagem de um conteúdo. Percebi também que muitos alunos passam a ter interesse pela língua portuguesa justamente quando ela é vista de outra maneira - que não só a perspectiva "gramatiquenta" conservadora. Por isso, esse espaço é uma tentativa de falarmos sobre a língua (se eu conseguir estabelecer um diálogo com os leitores, ficarei extremamente feliz) sob diferentes olhares: o da gramática, o do falante, o do humor, o da literatura...


O blog está dividido pelos seguintes temas: 

 

Leituras: minhas opiniões, impressões, dicas sobre leituras de qualquer ordem: revistas, sites, livros, receitas, bulas de remédio...

Humor Nerd: aqui você encontrará algumas piadinhas - não necessariamente engraçadas - Aviso: gosto muito de ironia, de humor negro e de nerdices. Fuja enquanto há tempo!

Salve uma palavra: muitas vezes, uma leitura é atravancada pelo fato de não termos conhecimento de um vocabulário específico. A ideia nessa coluna é dar explicações simples de palavras difíceis que estão caindo em desuso na fala, mas que são amplamente encontradas na variedade escrita formal.

Gramática: onde coloco esse pronome? é errado falar assim? como devo escrever tal coisa? Aqui você terá acesso a explicações - não tão gramatiquentas - sobre tópicos gramaticais sempre pelo viés da diferença entre fala e escrita e sobre as possibilidades de USO das estruturas. É dessa ideia que vem o nome do blog.

Etc e tals: opiniões, conceitos, ideias, crenças, pitacos meus - e muito particulares - sobre os mais diversos assuntos.



Sejam bem-vindos ao meu cantinho! Não esqueçam, o propósito aqui é usar a língua. Então, use-a dando sugestões e ideias, fazendo críticas e comentários.